Vale a pena fazer Drop Shipping no Brasil?

O drop shipping é um método de varejo no qual uma loja virtual não mantém em estoque os produtos que vende. Ao invés disso, quando comercializa algum produto, ela faz a compra do item com um fornecedor terceirizado, que faz o envio diretamente ao cliente da loja virtual. Como resultado, o comerciante jamais vê ou manuseia o produto.

A maior diferença entre o drop shipping e o modelo padrão do varejo é que o comerciante que vende o produto não faz ou possui estoques. Na verdade, ele compra os estoques de terceiros – normalmente um atacadista ou fabricante – conforme a demanda, para atender seus pedidos.

Esse modelo único conta com algumas vantagens e desvantagens:

Vantagens

Menos Capital Exigido – Provavelmente a maior vantagem do drop shipping é que ele permite a criação de um e-commerce sem a necessidade de investir milhões com estoques logo de início. Normalmente, nessa fase os varejistas já tiveram de investir grandes quantidades de capital na compra dos seus estoques.

Com o modelo de drop shipping, você não precisa comprar nenhum produto, a menos que já tenha feito a venda e recebido do seu cliente. Livre dos grandes investimentos iniciais com estoque, é possível iniciar uma bem-sucedida empresa de drop shipping com muito pouco dinheiro.

Fácil de Começar – Gerenciar um e-commerce é muito mais fácil quando você não precisa lidar com produtos físicos. Utilizando o drop shipping, esqueça suas preocupações com:

  • Gerenciar ou pagar armazéns/depósitos
  • Embalar e enviar seus pedidos
  • Monitorar estoques, por motivos de contabilidade
  • Lidar com devoluções e recebimento de produtos
  • Comprar produtos continuamente e gerenciar os níveis de estoque

Custos Gerais Baixos – Por não ter de lidar com a compra de estoques ou com o gerenciamento de depósitos, suas despesas gerais serão bastante baixas. De fato, muitas empresas de drop shipping são administradas via home office a partir de um notebook, por menos de U$100 por mês. Conforme a sua expansão, essas despesas provavelmente ficarão maiores, mas ainda assim permanecerão baixas, em comparação com aquelas das empresas tradicionais.

Localização Flexível – Uma empresa de drop shipping pode ser administrada praticamente a partir de qualquer lugar com conexão à internet. Contanto que você consiga facilmente se comunicar com seus fornecedores e clientes, é possível executar e gerenciar sua empresa.

Ampla Variedade de Produtos – Por não ter que comprar antecipadamente os itens à venda, você pode oferecer uma grande diversidade de produtos aos seus clientes em potencial. Caso os fornecedores possuam um determinado item no estoque, você poderá listá-lo para vender no seu site sem custos adicionais.

Fácil de Dimensionar – Em uma empresa tradicional, se você triplicar a sua demanda, normalmente terá que trabalhar três vezes mais duro. Com os fornecedores de drop shipping, a maioria do trabalho para processar os pedidos adicionais será feito pelos próprios fornecedores, permitindo que você se expanda com menos traumas ou trabalhos complementares. O crescimento das vendas sempre virá acompanhado de trabalho adicional – principalmente relacionado com o atendimento aos clientes –, mas as empresas que fazem uso do drop shipping conseguem dimensionar seus negócios de forma particularmente positiva, em relação aos e-commerces tradicionais.

Todos esses benefícios tornam o drop shipping um modelo bastante atraente, tanto para comerciantes de primeira viagem quanto àqueles mais estabelecidos. Infelizmente, o drop shipping não possui apenas o lado bom. Toda essa conveniência e flexibilidade tem o seu devido preço.

Desvantagens

Baixas Margens de Lucro – Baixas margens de lucro são a maior desvantagem na operação de um nicho altamente competitivo de drop shipping. Devido à grande facilidade para começar – e aos custos gerais mínimos – muitos comerciantes montarão lojas e venderão produtos a preços irrisórios na tentativa de aumentar seus lucros. Por terem investido muito pouco na execução inicial da empresa, eles podem se dar ao luxo de operar com margens de lucro minúsculas.

É verdade, esses comerciantes geralmente possuem sites de baixa qualidade e oferecem atendimento insatisfatório aos clientes (se houver). Porém, isso não fará com que os clientes parem de comparar os preços deles com os seus. Esse aumento de concorrência feroz rapidamente destrói as margens de lucro de qualquer nicho. Felizmente, você pode tomar muitas atitudes para minimizar esse problema, escolhendo um nicho apropriado para a prática do drop shipping.

Problemas de Estoque – Caso você estoque todos os seus itens, é relativamente fácil de monitorar quais deles estão sobrando ou faltando. Porém, quando você os terceiriza a partir de diversos depósitos terceirizados, que também executam pedidos de outros comerciantes, o estoque se altera diariamente. Ainda que haja formas de sincronizar melhor o estoque da sua loja virtual com aquele do seu fornecedor, essas soluções nem sempre funcionam perfeitamente, e os fornecedores nem sempre suportam a tecnologia exigida.

Dificuldades com o Frete – Se você trabalha com múltiplos fornecedores – como faz a maioria das pessoas que utiliza drop shipping – os produtos à venda no seu site serão fornecidos a partir de diferentes “drop shippers”. Isso dificulta seus custos de frete.

Digamos que um cliente faça um pedido de três itens, todos disponíveis somente a partir de fornecedores diferentes. Você terá três custos de frete ao enviar cada item para o cliente, mas provavelmente não será inteligente lhe repassar esse custo, pois ele pensará que você está claramente abusando no preço do frete! Mesmo que você queira repassar os custos, automatizar esses cálculos pode ser uma tarefa complicada.

Erros dos Fornecedores – Você já foi acusado por algo que não era sua culpa, mas do qual teve que aceitar a responsabilidade pelo erro, de qualquer maneira?

Até mesmo os melhores fornecedores de drop shipping cometem erros ao executar os pedidos – erros pelos quais você terá que assumir a responsabilidade e pedir desculpas. Além disso, fornecedores medíocres e de baixa qualidade causarão inúmeras frustrações com itens perdidos, remessas mal executadas e embalagens de qualidade inferior, o que pode prejudicar a imagem da sua empresa.

Vale a Pena?

Como avisamos no início, o drop shipping não é uma forma perfeita e tranquila de se construir uma empresa de sucesso. Esse modelo definitivamente possui vantagens, mas elas vêm acompanhadas de dificuldades e problemas com os quais você precisará de habilidade para lidar.

Vamos examinar esses problemas e a melhor forma de cuidar deles. A boa notícia é que, com algum planejamento cuidadoso e consideração, a maioria desses problemas pode ser resolvido, para que não o impeçam de construir uma empresa de drop shipping próspera e lucrativa.

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