Como vender mais na sua loja virtual

Aumente suas vendas ao fazer anúncios com o Google AdWords

Expandir a visibilidade da sua loja através do Google é uma ótima forma de conseguir novos clientes e novas vendas. Para isso, é preciso seguir algumas etapas para ter campanhas otimizadas. A minestore preparou um guia bem completo com os principais passos para planejar e criar uma campanha de sucesso no Google AdWords e vender mais na sua loja virtual. Acompanhe com a gente e, se ficar com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato!

1. Abra uma conta

Na fase inicial, é preciso um e-mail do Google (gmail ou e-mail usado em outras ferramentas do Google). Neste passo a passo para criar uma conta no Google AdWords, você terá um bom direcionamento do que fazer em um primeiro momento.

Quer uma dica? Pule a fase de instalação guiada e insira manualmente as informações da sua empresa.

Criou seu e-mail? Agora, acesse a conta, clique na engrenagem que fica no canto superior direito e acesse as informações de faturamento. Lá, você pode inserir CNPJ ou CPF, informações da empresa e forma de pagamento. A gente recomenda que você escolha a forma de pagamento manual, optando por “abastecer” a conta via cartão ou boleto. Esta é uma forma mais segura de você controlar o seu orçamento, pois evita gastos surpresa. Pronto, uma vez criada e com faturamento em ordem, a conta está pronta para receber as primeiras campanhas.

2. Faça um brainstorm de palavras-chave

O AdWords trabalha com leilão para as palavras-chave escolhidas pelos anunciantes. Ou seja, é importante escolher as palavras certas para não desperdiçar dinheiro imprimindo os anúncios para pessoas que não os deveriam ver e que acidentalmente podem clicar sobre elas.

Uma forma de  evitar criar campanhas irrelevantes ou repetição de palavras entre grupos (o que pode gerar problemas de entrega dos anúncios) é listar em uma planilha todas as ferramentas que você acha importantes. Isso vai ajudar a pensar em como agrupar tais palavras e posteriormente criar grupos de anúncios, além de ser um jeito efetivo de organizar suas ideias.

Para montar este brainstorm de palavras, vale consultar o seu próprio cliente, chefe, amigos e até fazer entrevista com consumidores dos produtos anunciados. Você vai se surpreender com a quantidade de palavras que não pensou e que podem ser realmente importantes. Ferramentas como o Google Trends ou até o Planejador de Palavras-Chave, disponível na interface do AdWords, podem ajudar muito a expandir tais listas.

3. Separe as palavras em grupos e escreva anúncios relevantes para os grupos

O AdWords segue uma regra de ouro, que é a combinação de Palavra-Chave, Anúncios e Landing Pages. Portanto, é importante pegar todas as palavras listadas na fase de brainstorm e separá-las em grupos bem definidos, com temas claros, para conseguir escrever anúncios que realmente representem esses grupos. Além disso, vale explorar diferenciais importantes da empresa, vantagens e benefícios que sejam úteis aos consumidores. Experimente usar frases de ação para deixar seus anúncios mais atraentes. Esta lista de grupos de palavras e anúncios podem ser feitas em uma planilha simples, separando as palavras em colunas e, ao final de cada grupo, escrevendo os anúncios.

Também é importante lembrar que o novo formato de anúncio do Google é constituído de 2 linhas de 30 caracteres cada, além de um campo de descrição com mais 80 caracteres. Vale fazer várias alternativas de texto para cada um dos grupos e também tentar colocar informações diferenciais sobre o seu produto, negócio ou serviço.

4. Lembre de escolher  palavras-chave negativas

Nem só de escolher palavras vive uma conta de AdWords. Um dos maiores segredos e talvez uma das formas de evitar desperdício de dinheiro é escolher termos que você não quer que os seus anúncios ativem.  Por exemplo, você pode anunciar para a palavra “camiseta”, mas por vender um produto novo, não faz sentido seus anúncios aparecerem para “reparo de camiseta”.

Portanto, pensar em termos negativos, além de regularmente consultar os relatórios para descobrir termos irrelevantes é uma das principais formas de fazer manutenção de uma campanha e aumentar a qualificação dos anúncios. Assim, palavras negativas como -reparo, -grátis, -free, etc, podem filtrar melhor para quem seus anúncios aparecerão.

5. Transforme o planejamento em campanhas e grupos de anúncios

Uma vez planejadas e estruturadas as campanhas em uma planilha  do Excel, é hora de abrir o AdWords e iniciar a implementação. Lembre-se de que uma campanha é
usada para definir segmentações, horários e orçamentos. Assim, se você tem uma estrutura simples, sem necessidade de diferenciar mensagem para regiões diferentes ou definir prioridades de investimento para grupos de palavras diferentes, pode criar apenas uma campanha.

Dentro dela, você irá criar os grupos. Estes sim precisam ser bem segmentados e basicamente representarão cada uma das colunas de Excel da frase de brainstorm. Cada grupo será constituído de palavras-chave, anúncios e URL de destino, que será a página de chegada do usuário ao clicar no anúncio. io. Lembre-se de evitar mandar as pessoas para a página inicial, tentando direcioná-las para produtos ou categorias específicas.

6. Monitore e mantenha as campanhas

Para um melhor resultado, é importante que suas campanhas e grupos sejam monitorados frequentemente. É importante estabelecer uma rotina de monitoramento, seja ela diária, semanal ou mensal, mas também é importante segurar a ânsia de querer alterar as campanhas o tempo todo.  Fazer ajustes (excluindo palavras-chave ruins, reescrevendo anúncios ou revisando extensões de anúncios) e anotar o que foi feito para medir se isso fez diferença no próximo ciclo de análise é muito importante.

Este trabalho de manutenção pode ajudar a não deixar uma campanha simplesmente parar de entregar por problemas de qualificação ou por os concorrentes serem mais rápidos e criarem anúncios mais atraentes. Também é importante que, para qualquer ajuste, seja levado em consideração o tempo de 1 semana, assim, você terá um intervalo suficiente  para ver como a campanha realmente se comportou em todos os dias de uma semana.

7. Expandir as campanhas e monitorar conversões

Depois de sua campanha rolando, pode ser uma boa alternativa procurar mais informações sobre como expandir os anúncios, configurar acompanhamento de conversões e integrar o Google AdWords ao Google Analytics.

Para expandir os anúncios, por exemplo, o AdWords conta com uma aba de “extensões”, onde é possível cadastrar número de telefone, endereço, links adicionais, frases de chamariz, entre outros. Quanto a configuração de conversões, na aba de ferramentas do AdWords é possível gerar um pixel de conversão que será adicionado à página de pedido concluído do site e, após isso, será possível medir quantas vendas foram efetivamente realizadas.

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