Como abrir uma loja virtual sem investir dinheiro

Como Abrir Uma Loja Virtual Sem Dinheiro

Começando do ZERO, não tenho nada a perder.

♪ Tracy Chapman — Fast Car ♪

Grande ambições são frequentemente dificultadas por restrições financeiras. Porém, através do dropshipping, começar um negócio nunca foi tão acessível. Todas as ferramentas de que você precisa para começar a vender online estão à sua disposição – e são praticamente gratuitas.

 

Seu Objetivo = 

O desafio é inaugurar um e-commerce com nada e faturar R$ 250 nos próximos 14 dias.

Todas as ferramentas mencionadas oferecem um período gratuito de 14 dias. Depois disso, você poderá pagar R$ 250 por elas e continuar a construir seu negócio ou experimentar alguma alternativa.

Sua meta é fechar vendas, portanto, não fique obcecado pelos detalhes. Na maioria dos casos, o primeiro nome criado e o design do banner serão suficientemente bons. Faça-os e entregue-os. Certifique-se de lançar sua loja online o mais rápido possível e focar na geração de vendas. Sempre é possível fazer ajustes posteriormente.

Eis o roteiro: encontrar um produto, criar sua loja virtual no Shopify e gerar suas primeiras vendas.

Vamos começar.

O Que Vender 

Ao escolher um produto, as pessoas geralmente se enquadram em uma de duas categorias.

  1. Escolhem por capricho e com pouca consideração, o que resulta em desperdício de tempo e esforço, sem produzir resultados.
  2. Passam semanas em busca do produto perfeito, mas provavelmente escolhem um dos primeiros que vêm à mente.

Pelos objetivos deste desafio, experimente ficar em algum lugar no meio de ambas as categorias. Você deve validar o potencial do seu produto através de dados, mas não fique travado, sempre em busca de algo melhor. O dropshipping permite que você alterne rapidamente entre ideias, ou seja, caso seu primeiro item não obtenha êxito, é possível facilmente experimentar outro.

Navegue Por Outras Lojas Online

Eu sempre busco ideias de produtos em outras lojas virtuais e em sites de social shopping.

Ao conferir outras lojas online, analise suas ofertas, listas de itens mais vendidos e produtos promovidos. Muitas lojas contam com enormes quantidades de dados e empregam departamentos inteiros para organizar suas vendas e escolher seus produtos. Utilize essa informação em seu benefício.

Aqui estão alguns locais para começar:

Navegue Por Sites de Social Shopping

Crie uma conta em sites como PolyvoreWaneloFancy e Pinterest, e verifique os itens mais populares nas diferentes categorias.

Existem centenas de milhões de produtos nessas plataformas, e as pessoas geralmente negligenciam esses sites durante suas pesquisas. Eles são extremamente valiosos.

Durante a pesquisa de ideias para produtos, considere alguns fatores:

Evite Categorias Amplas

As pessoas já estão expostas a milhares de ofertas todos os dias. Busque fornecer produtos de nicho que sejam mal servidos pelos grandes players do mercado. Por exemplo, não existe um grupo de interesse específico para cintos tradicionais, mas é possível facilmente dizer que equipamentos de ciclismo combinam bem com fãs de ciclismo. Procure por nichos como roupas femininas plus size, calças legging para fitness ou acessórios de ioga.

Busque Produtos Que Possam Ser Vendidos Por Menos de RS$ 180

Com um preço de venda na faixa entre R$ 120 e RS$ 180, os lucros são relativamente bons, e a taxa de conversão é normalmente maior, pois a compra exige menos considerações pelo comprador.

Siga Tendências de Produtos

Utilize o Google Trends para analisar quais produtos estão em alta e verificar a demanda pelos seus produtos em potencial. Busque produtos que estejam em ritmo crescente, e não decrescente.

Algumas Sugestões de Produtos 

Tops e Leggings de Fitness

Fotos de Leggings

Atividades e moda fitness estão em alta. Graças às novas tecnologias que tornam os esportes mais sociais, há um enorme impacto social causado pelo Instagram e por apps como Endomondo ou Nike+.

Óculos de Sol de Madeira

Fotos de Óculos de Sol de Madeira

Este produto sazonal é constantemente classificado entre os itens mais vendidos do AliExpress.

Relógios MEGIR

Fotos de Relógios

Uma marca top no AliExpress oferece relógios acessíveis com visual luxuoso, os quais são muito bem recebidos no mundo inteiro. É possível encontrar diversas avaliações positivas no YouTube e no Instagram, para comprovar sua qualidade.

Começando com Uma Loja Virtual Básica no Shopify 

Lembre-se do seu objetivo: lançar um e-commerce com nada e faturar R$ 250 nos próximos 14 dias.

O que você realmente precisa é de um meio simples para vender seus produtos. Uma loja básica atende esse objetivo perfeitamente bem. Novamente, devemos apenas abordar o básico antes de começar a adicionar produtos e, finalmente, realizar vendas.

Veja Sua Lista Essencial de Tarefas Para a Inauguração:

Existem inúmeras coisas que você pode fazer para montar e personalizar sua loja virtual. Pelo objetivo deste desafio, sugiro que você mantenha o foco naquilo que é fundamental. Sempre é possível retornar, depois que você validar sua ideia por meio de algumas vendas.

1. Escolha o Nome da Sua Loja Virtual

Definir um nome não deve ser uma grande preocupação neste momento. Pense em algo aleatório e simples, como WatchMan, OfertasOfertasOfertas ou Loja SemprenaModa.

Se você estiver com problemas para criar um nome, experimente o Gerador de Nome para Empresas.

2. Registre Sua Conta Gratuita no Shopify

Antigamente, era preciso possuir um servidor, fazer o upload de um sistema de e-commerce, contratar alguém para ajustá-lo segundo suas necessidades e pagar pela manutenção. Era caro e consumia tempo, e o resultado final ainda era um site lento e ineficaz.

Com o Shopify, é possível montar sua loja online a partir de apenas alguns cliques, e toda a configuração e manutenção do servidor será realizada para você.

Acesse Shopify.com, clique em “Comece o seu teste grátis”, insira o nome da sua loja online e clique em “Crie a sua loja”.

3. Escolha o Tema da Sua Loja Virtual

Visite a Loja de Temas do Shopify e escolha um tema. Há diversas opções gratuitas. Para economizar tempo, procure encontrar alguma opção que não exija muitas alterações.

Assim que você encontrar algo do seu interesse, clique em “Começar com este tema”.

Loja de Temas

Como Alterar Seu Tema

Para editar o visual da sua loja, acesse Loja Online → Temas → Personalizar Tema.

Na barra à direita, você visualizará cada seção do seu tema: Cabeçalho, Corpo, Rodapé, etc.

Abra cada seção e faça experimentos, para obter uma ideia do que pode ser feito com o tema.

Não existe nada específico que precise ser alterado, mas é bom saber o que é possível fazer, caso você porventura queira personalizá-lo.

4. Adicione Seu Logotipo

Se você não possui habilidades com design, insira o nome da sua loja no Gerador de Logotipo do Shopify e experimente algumas variações até produzir um logotipo com visual apropriado.

Veja um exemplo:

Exemplo de Logo

5. Prepare Suas Páginas Padrão

Conteúdo é importante, mas as seguintes seções devem ser suficientes para a fase inicial: Sobre Nós, Termos & Condições, Privacidade & Política de Devoluções, Informações de Frete & Entrega, e Contate-nos.

Para criar uma página, acesse → Loja Online→ Páginas → Adicionar Página.

Sobre Nós — A página sobre é onde as pessoas visitam para saber mais sobre você quando ainda estão decidindo se desejam comprar ou não. Você pode mantê-la curta e concisa, por ora.

Informações de Frete & Entrega — A maioria dos vendedores no AliExpress possui taxas de frete e prazos bastante semelhantes, os quais você pode copiar e colar.

Contate-nos — Manter um estreito contato com seus clientes é essencial. Certifique-se de inserir à sua loja um link altamente visível para a seção “Contate-nos”.

Para criar uma página de contato, clique no botão Adicionar Nova Página e altere o template para “contato”.

Página de Contato

Políticas Necessárias — Para criar rapidamente páginas básicas de políticas para sua loja virtual, acesse Configurações → Checkout e desça a barra até a seção de declarações sobre Reembolso, Privacidade e Termos de Serviço, para criar cada modelo de política.

Página de Políticas

6. Adicione um Gateway de Pagamento

Conecte um gateway de pagamento à sua loja, como o Shopify Payments, para que você possa começar a recolher o dinheiro.

7. Ajuste as Configurações de Frete

A maioria dos vendedores do AliExpress oferece entrega grátis. Portanto, sugiro que você adicione uma opção de frete grátis a todos os seus pedidos.

Acesse Configurações → Frete e exclua todas as zonas de entrega que não sejam internacionais. Em seguida, edite a taxa da zona internacional para gratuita.

Você pode posteriormente ajustar suas taxas de frete, para que incluam mais opções de entrega, mas o frete grátis é suficiente neste momento.

Caso você precise de ajuda, veja uma breve demonstração em vídeo.

8. Configure Seus Dados de Cobrança

Antes de lançar sua loja online, você deverá inserir seus dados de cobrança no Shopify, mas não será cobrado até que seu período de 14 dias esteja encerrado. Acesse Configurações → Conta e insira seus dados de cobrança.

Agora, sua loja virtual está pronta!

Encontrando Fornecedores com Rapidez 

Lembre-se do seu objetivo: lançar um e-commerce com nada e faturar R$ 250 nos próximos 14 dias.

Precisamos adicionar produtos rapidamente. Selecionar uma entre diversas formas de processamento é questão de preferência. Cada modelo possui seus prós e contras, e todos eles podem indicar exemplos de empresas bem-sucedidas que fazem uso de sua solução.

O dropshipping com o AliExpress é uma maneira rápida e simples de iniciar seu negócio online. E, afinal, 14 dias representam uma enorme limitação de tempo. Precisamos de algo ágil e fácil.

O Que é o Dropshipping com o AliExpress?

O dropshipping com o AliExpress funciona de forma semelhante ao método tradicional de dropshipping. Você copia o produto do AliExpress à sua loja virtual e define seus próprios preços/reajustes. Após vender um produto, você o adquire no AliExpress e solicita para que ele seja enviado diretamente ao seu cliente.

O dropshipping com o AliExpress possui muitas vantagens, mas o dropshipping é mais complexo do que apenas armazenar estoques.

Prós e Contras

Abaixo, relacionei os prós e contras específicos do dropshipping com o AliExpress:

Prós:

  • É possível controlar suas próprias margens. Você não fica preso a um valor de venda sugerido (MSRP) e pode decidir o preço de venda por conta própria.
  • Você pode começar imediatamente, de forma gratuita. O dropshipping com o AliExpress é possível mesmo sem que o fornecedor seja contatado.
  • Não é preciso possuir uma empresa estabelecida antes de iniciar sua loja online. Apesar disso, você precisará de uma, conforme sua expansão.
  • Você tem acesso a milhões de produtos.
  • Os produtos do AliExpress estão sempre na moda. Os fornecedores chineses pesquisam e acompanham as tendências.

Contras:

  • Ao fazer dropshipping, é muito difícil obter qualquer vantagem competitiva. Com o AliExpress, isso é ainda mais complicado.
  • Ainda existem diversas violações de direitos autorais no Caso você não tome cuidado, poderá acabar praticando-as.
  • O AliExpress é um site de varejo, mas não há uma política unânime de devolução.
  • Além dos EUA, a entrega leva mais de 30 dias, o que o torna desinteressante para muitos clientes.

Vale a pena tentar? Sim, definitivamente. Conheço mais de 2.200 lojas online que utilizam o dropshipping com o AliExpress, e elas faturaram mais de R$ 33.000.000 em receitas nos últimos 6 meses.

Veja como você deve proceder:

Adicione Produtos à Sua Lista de Desejos

Acesse AliExpress.com e procure os produtos que você optou por vender. Assim que encontrar um produto que atenda seus critérios de busca, adicione-o à lista de desejos da sua conta no site.

Aliexpress

Se você pretende vender nos Estados Unidos, certifique-se de que seus produtos possam ser enviados através da opção ePacket. A entrega via ePacket leva apenas 14 dias para chegar aos EUA, enquanto que as outras opções normalmente levam mais de 1 mês.

Dica: Instale a extensão grátis para o Chrome do Oberlo e classifique produtos com ePacket nas páginas de categorias.

Não Busque Sempre os Menores Preços

Tipicamente, o preço no AliExpress.com diminui junto com a qualidade. Portanto, não fique muito entusiasmado quando encontrar o mesmo produto por uma fração do preço.

Embora um preço menor não necessariamente signifique uma qualidade pior, e vice-versa, nós recomendamos fortemente que você evite esses tipos de situações:

Preços do Aliexpress

Busque Fornecedores com 95% de Feedback Positivo ou Mais

Os dois aspectos mais importantes ao avaliar os vendedores do AliExpress.com são sua Pontuação de Feedback e Taxa de Feedback Positivo. A Pontuação de Feedback indica o volume de vendas do fornecedor, enquanto que a Taxa de Feedback Positivo representa o índice de feedback recebido pelo fornecedor. Sempre busque uma taxa de feedback positivo de 95% ou mais, e uma pontuação de feedback de pelo menos 2.000 pontos.

Feedback do Aliexpress

Você também deve considerar o feedback individual do produto e a quantidade de pedidos. É muito mais seguro comprar um produto adquirido alguns milhares de vezes e com 90% de feedback positivo do que um produto vendido apenas duas vezes, mas com 100% de feedback positivo.

Pontuações de Feedback do Aliexpress

Preste Atenção à Reatividade do Fornecedor

Digamos que você possua uma situação emergencial – um cliente abre uma disputa na sua conta do PayPal e insiste em um reenvio. Você deseja que seu fornecedor responda imediatamente, não?

Histórico de Mensagens

Para se proteger dessas situações, sempre analise a capacidade de resposta de um fornecedor do AliExpress.com antes de importar seus produtos. Escreva uma mensagem para ele via AliExpress.com e veja quanto tempo levará até receber uma resposta apropriada. Você pode até mesmo criar um cenário fictício, informando que não recebeu seu pedido. Analise quanto tempo levará para seu fornecedor responder, e como ele lidará com a situação.

Importe Produtos à Sua Loja Online

Os produtos podem ser manualmente adicionados à sua loja virtual, mas você também pode utilizar um app como o Oberlo para automatizar o processo. Quando você receber um pedido, o Oberlo imediatamente enviará os produtos aos seus clientes.

Oberlo

Configure o Oberlo

Antes de importar produtos à sua loja online, você deve configurar o aplicativo. Acesse a página de configurações do Oberlo, defina seu Multiplicador de Preço e explore as outras configurações.

Importe os Produtos

Caso você ainda não tenha feito, instale a extensão grátis para o Chrome do Oberlo, para conseguir utilizar esse método de importação.

Assim que instalar a extensão, acesse sua Lista de Desejos do AliExpress e importe todos os produtos que você salvou anteriormente.

Alternativamente, você pode navegar pelo AliExpress, e, após encontrar os produtos que deseja importar, clicar no botão da seta azul para baixo, no canto inferior direito da janela do navegador.

Oberlo Aliexpress

O produto será adicionado à sua página da Lista de Importação do Oberlo, onde é possível editá-la e publicá-la na sua loja.

Aprimore Sua Loja Virtual 

Se você tiver tempo, veja algumas medidas que podem ser tomadas para melhorar sua loja.

1. Aumente a confiança com o App Gratuito Trust Seals

Você não compra de quem não confia, certo? A maioria dos seus visitantes visualizará seu site pela primeira vez e poderá hesitar em comprar de alguém sobre o qual nunca ouviu falar. O Trust Seals exibirá um conjunto de logotipos de segurança no inferior da sua página, os quais podem ajudar a diminuir a preocupação dos clientes.

2. Exiba preços em múltiplas moedas com o App Currency Localizer

Diferentemente do tráfego pago, você não pode controlar seu público oriundo do tráfego gratuito, e muitos deles chegarão a partir de diversas partes do mundo. Otimize suas taxas de conversão utilizando uma ferramenta de conversão de moeda.

3. Crie uma Página de FAQ

A forma mais eficaz de responder as perguntas dos clientes é permitir que eles encontrem as respostas por conta própria. Crie um espaço de “autoajuda” na sua loja virtual e responda as perguntas tradicionais, como Quanto tempo leva o envio?

4. Recupere carrinhos abandonados e colete e-mails com o Soundest

Quase 70% das pessoas que adicionam um produto ao carrinho de comprasjamais comprarão com você. Reconquiste esses clientes potenciais, enviando-lhes e-mails de recuperação do carrinho de compras.

Além disso, configure um campo pop-up para coletar os e-mails dos visitantes da sua loja virtual e os incentive com ofertas de descontos.

5. Criando banners de produtos

Sugiro a utilização de imagens de produtos, ao invés da criação de banners personalizados. Produzir um banner atraente requer bastante tempo e dinheiro.

Se você decidiu criá-lo, utilize uma ferramenta como o Canva.com. Selecione as dimensões de um banner (1200 x 360 px), envie uma imagem de um dos seus produtos, selecione o fundo, insira algumas linhas de texto e adicione um botão “Comprar Agora”. Tudo pronto.

Obtendo Suas Primeiras Vendas 

Lembre-se do seu objetivo: lançar um e-commerce com nada e faturar R$ 250 nos próximos 14 dias.

Agora que você possui uma loja online completamente funcional, resta apenas faturar R$ 250!

Durante o tempo restante do seu desafio, teste cada uma das ideias descritas abaixo e faça suas próprias experiências para ver o que realmente funciona.

Coisas boas acontecem àqueles que se apressam.

1. Marketing no Reddit

Marketing no Reddit

Seus posts do Reddit apenas serão bem-sucedidos se você receber “upvotes” (votos) necessários para se manter no topo, acima dos outros posts (pense neles como “curtidas”). Para recebê-los, seus posts devem ser úteis, únicos, interessantes, divertidos ou fofos – sem que pareçam excessivamente promocionais.

Procure por um subreddit que possua conteúdo relacionado à categoria do seu produto ou da sua loja online, e pense sobre como posicionar sua marca nesse conteúdo: seja compartilhando um post de blog, um vídeo de avaliação, um post para seu produto, a história da sua empresa ou até mesmo um concurso.

2. Grupos do Facebook

Grupos do Facebook

Os Grupos do Facebook são uma ótima forma de atingir inúmeras pessoas segmentadas sem gastar nenhum centavo. Entretanto, muitos grupos possuem diretrizes estritas, e, caso pratique spam com seus membros, você será banido.

Busque grupos relevantes ao seu produto e ganhe confiança ao conhecer o público deles. Comente nos posts de outros membros ou compartilhe conteúdo valioso e não promocional. Depois de algum tempo, publique cupons da sua loja online e conte a história da sua loja para eles – ou apenas apresente-se.

Dica: Não publique o mesmo post em múltiplos grupos de uma vez. Esses posts serão agrupados e poderão ser identificados como spam.

 

3. Influenciadores do Instagram

Instagram

O Instagram é uma poderosa ferramenta para colocar seus produtos à frente de milhares de pessoas mundo afora. Porém, crescer organicamente, compartilhando suas fotos de produtos junto a diferentes hashtags, leva bastante tempo. Crie uma lista de perfis influentes do Instagram relacionados ao seu produto e peça-lhes para divulgar sua marca ou tornar-se seu afiliado.

4. Blog do Tumblr

Tumblr Blog

O Tumblr é outra rede social dirigida a conteúdo de nicho. Construir sua presença exigirá algum tempo, mas o esforço valerá a pena.

Seja ativo, publique com frequência e certifique-se de interagir com outros donos de blogs e também com os seguidores deles.

5. Sincronize sua Loja Virtual com o Wanelo

Wanelo

O Wanelo não é apenas um ótimo local para pesquisar ideias de produtos, como também é um excelente lugar para fazer vendas.

Instale o app do Wanelo em sua loja virtual, aguarde a aprovação e sincronize todos os seus produtos com o mercado deles.

Essa é uma ótima maneira de receber ampla exposição sem custos.

Considerações Finais

Meu objetivo é demonstrar a você o quão fácil é começar, bem como lhe fornecer um roteiro capaz de apresentar de que forma é possível fazer tudo isso.

Agora, cabe a você partir para a ação.

Fracassar em atingir o objetivo na primeira vez não é desculpa para desistir. Repita esse ciclo quantas vezes for necessário até alcançar o sucesso.

Aumente as vendas da sua loja

Se cadastre agora e receba artigos em seu e-mail!